LiÇÃO do dia!

5 Coisas Importantes para Ensinar ao seu Cachorro logo nos Primeiros Dias

COMPARTILHAMENTOS

Levar um cãozinho para casa é uma responsabilidade enorme, não importa quantos anos ele tem. Uma das coisas mais importantes que você pode fazer é assegurar que seu cachorro desenvolva as habilidades necessárias para viver bem.

83607990

A forma como você treina o seu cachorro molda a personalidade dele. Por isso, vamos dar aqui uma listinha de coisas cruciais para treinar o comportamento do seu melhor amigo.

1. Os comandos básicos

Senta, fica, vem, larga: esses comandos são preciosos e tornarão a sua vida muito mais fácil. “Senta” e “fica” ajudam a tornar o cachorro mais paciente a conter a excitação. “Vem” serve para chamar a atenção e distrair o cão de algo que ele esteja fazendo. “Larga” pode ser usado para quando eles estiverem destruindo seu sapato ou pegado alguma coisa indevida pela rua. E, claro, para fazer esses treinamentos tenha sempre à mão bons petiscos.

woman playing with dog in living room

woman playing with dog in living room

2. Aprendendo sobre qual é o espaço deles

É importante que seu cachorro goste da própria cama/casinha e saiba que aquele é o lugar deles. Colocar petiscos nesses espaços ajuda eles a aprenderem isso. Alguns cães aprendem isso de forma mais fácil, enquanto outros precisam de mais treinamento, principalmente se a cama está colocada numa área da casa que eles não gostam muito. A melhor forma de ensiná-los é usando os petiscos como recompensa. Assim, eles logo logo farão uma associação positiva.

cratecover_orange_lab_mobile

3. Ensinando sobre limites

Os cães respondem bem aos limites desde que eles tenham sido claramente definidos. Se o seu cachorro não pode mastigar sapatos diga um sonoro “não” a ele e troque o sapato por algum brinquedo, assim ele saberá o que é permitido. Da mesma forma que, se o seu cachorro não pode subir no sofá, gentilmente tire ele dali e quando ele permanecer no chão, recompense com um petisco e muitos elogios. Ah, e é importante manter as regras e não ceder, caso contrário isso vai prejudicar todo o processo de aprendizagem.

Blue Great Dane Pupply chewing on garden shoe.

Blue Great Dane Pupply chewing on garden shoe.

4. Fazendo cocô

O melhor jeito de treinar um cachorro para fazer cocô em lugares apropriados é ir passear com ele quando você notar que ele precisa fazer as necessidades e, quando eles fizerem no lugar certo, recompensar com algum petisco. Ao criar essa rotina, será mais fácil. E isso vale também para cachorros mais velhos que foram adotados. É mais difícil modificar os hábitos deles, mas é possível.

dog-pooping-20-featured

5. Ensinando a saber ficar sozinho em casa

Se você já ensinou seu cachorro a gostar da cama/casinha isso aqui não será difícil. Mas para aqueles que não têm um espaço próprio definido, os treinos podem ser feitos em intervalos menores de tempo. Por exemplo: saia por 5 minutos e, se eles não chorarem, recompense com um petisco na volta. Vá aumentando o tempo. Com paciência e tempo, o cachorro vai perceber que quando você sai não significa que nunca mais vai voltar. Essa é uma ótima forma de criar confiança entre vocês. Quanto mais eles confiarem em você, mais tranquilos serão.

benji-bed