Xô, ansiedade!

5 soluções geniais para tratar a síndrome da ansiedade de separação do seu cachorro

COMPARTILHAMENTOS

Já chegou em casa e viu que seu cachorro destruiu todos os seus travesseiros? Ou já ouviu do vizinho que seu pet anda incomodando toda a vizinhança com uivos e latidos enquanto você está fora?

Se você está enfrentando problemas como os mencionados acima, então seu cachorro provavelmente sofre de síndrome da ansiedade de separação. É a manisfestação do pânico que eles sentem quando são deixados sozinhos.

Como eles são animais de bando, eles não estão acostumados a ficar sozinhos, por isso, quando estão sem humanos por perto e completamente sozinhos, eles lançam mão de um comportamento destrutivo para aliviar a alta carga de stress que sentem naquele momento. Existe até uma ideia errada de que os cães se comportam assim como uma forma de vingança.

Um dono recentemente fez um experimento, colocando uma GoPro em seu cachorro para ver como ele agia após o momento em que ele saía de casa. O resultado dá um aperto no coração…

Confira 5 dicas para aliviar a ansiedade da separação, assim tanto você quanto seu cachorro podem respirar aliviados quando ele estiver sozinho.

1. Leve seu cachorro para um bom passeio

Um rolé pode fazer maravilhas pelo seu cachorro. O objetivo é deixar seu amiguinho exausto. Assim, quando você sair ele vai ligar o modo descanso e tirar aquela soneca.

2. Se um passeio não é possível, tente brincar com seu cachorro

Uma brincadeira de 20 a 30 minutos vai ter o mesmo efeito de um passeio. Quanto mais cansados, mais calmos eles vão ficar, principalmente se eles dissiparem todo o excesso de energia.

3. Associe a sua saída com um petisco delicioso ou um brinquedo

Dê ao seu dog um brinquedo ou o petisco favorito dele sempre que você estiver saindo. Isso vai manter seu cachorro ocupado por algum tempo. Sem contar que ele vai passar a associar sua saída com um momento muito prazeroso.

4. Deixe seu cão menos sensível aos “gatilhos de ansiedade”

Sempre que você pega as chaves, veste um casaco, coloca os sapatos ou um perfume específico, seu cachorro sabe que você está pronto pra sair e vai fazer isso a qualquer momento. Alguns deles até tentam impedir o dono. O jeito é anular o efeito desses gatilhos. É só ensinar que mexer nas chaves não significa que você está sempre de saída. Acione o gatilho em outros momentos. Logo a associação vai enfraquecer.

5. De início, deixe-o sozinho por curtos períodos de tempo

Comece com uns 5 ou 10 minutos. Quando você se der conta de que ele já não fica mais tão agitado, aumente o período de tempo até ele finalmente se acostumar com horas e horas longe do seu querido dono.

A chave para tudo isso dar certo é paciência. Vai levar tempo até seu cachorro aprender e se acostumar com a proposta da nova rotina. Será preciso um pouco de esforço da sua parte e dedicação. Que tal separar uns 10 minutos do seu tempo antes de sair de casa e mexer várias vezes nas chaves sem sair imediatamente? Tente também fazer isso nos finais de semana para gradativamente anular o efeito da associação.

Imagem de destaque via PetGuide

Fontes: ASPCA, PetCo., Cesar’s Way, Pets. WebMD