Ciência do amor!

A Ciência Comprova: Você e seu Cachorro se Apaixonam só pelo Contato Visual

COMPARTILHAMENTOS

Isso mesmo. E é química pura! Um novo estudo mostra que humanos e cachorros se apaixomam quando olham um no olho do outro. Sabe aquele momento em que você vê um cachorro, sente o olhar dele e sabe que é amor à primeira vista?

tumblr_mxu3u3MCz21randsyo1_500

O estudo foi conduzido por várias Universidades japonesas e foi publicado na revista Science e tem duas partes:

A primeira experiência foi colocar 30 donos de cachorro interagindo com seus bichinhos por meia hora. Durante esse tempo, os cientistas mediram os níveis de oxitocina tanto dos cães quanto dos humanos. Ah, a oxitocina é o “hormônio do amor” e é fundamental para os relacionamentos humanos. Ele tem a ver com a atração entre casais e a ligação entre mãe e filho.

Funny-dog-pictures-goggie-gif-smoov-moovs

Os cães que observavam os donos por mais tempo tinham os maiores níveis de oxitocina e os níveis do hormônio em ambos estava sempre relacionado ao nível de interação entre os dois. Quanto mais diversão juntos, mais oxitocina!

O mesmo estudo foi feito com lobos que foram criados por humanos, mas nenhuma alteração nos níveis de oxitocina foi registrada.

tumblr_static_dog-xx-super-cute-favim.com-371404

A segunda parte do estudo consistia em saber se a oxitocina causava essa reação de cães e humanos ficarem se olhands. Para descobrir, os cientistas injetaram o hormônio nos cães em um grupo diferente de cachorros e em seguida observou eles interagindo com os humanos. Estranhamente, o hormônio chegou a níveis bem altos somente nas fêmeas. Não houve efeito em machos. Por isso, o estudo não foi conclusivo.

JMVtElx

De um modo geral, os resultados sugerem que enquanto os cães foram domesticados, ele provavelmente desenvolveram uma grande habilidade de criar laços com humanos do mesmo modo que têm entre eles. No ensaio publicado na Science, os cientistas cognitivos Evan MacLaren e Brian Hare escreveram: “cachorros têm tirado vantagem da nossa sensibilidade usando comportamentos como olhar fixamente nos nossos olhos para provocar sentimentos como recompensa social e zelo”.

Isso quer dizer que os cães aprenderam a evocar o mesmo amor que os pais sentem pelos seus filhos.

inspirpuppy1