Graminha boa!

Por que o seu Cachorro Come Grama? Temos 3 Explicações

COMPARTILHAMENTOS

Você já flagrou seu cachorro comendo grama como se estivesse se esbaldando num self-service de salada? Você não está sozinho: esse é um comportamento comum entre os cachorros e muitos donos têm curiosidade a respeito disso.

Apesar de não haver nenhuma razão que explique por que os cachorros comem grama, há três teorias que ajudam a desvendar esse comportamento.

Teoria 1: genética!

dalmatagrama

Historicamente, os cães sempre costumavam ser onívoros, como nós humanos, eles comiam de tudo. Assim, quando caçavam e se alimentavam da carne de sua presa, eles comiam também o que havia dentro delas, como as plantas consumidas.

Screen-Shot-2016-03-30-at-1

Porém, os cães de hoje não precisam mais caçar presas, então eles buscam em outro lugar essa fonte vegetal que eles ingeriam. Com frequência a escolha deles acaba sendo a grama porque é fácil de encontrar e comer. Os cães selvagens comem não somente grama, mas outras plantas e frutinhas como fonte alternativa de comida.

Teoria 2: eles não estão se sentido bem!

Screen-Shot-2016-03-30-at-1-1

Outra teoria diz que quando eles comem grama é porque algo não caiu bem no estômago. Como a grama não é muito macia, os cães aprenderam que a sensação estranha que o matinho causa na garganta e estômago leva ao vômito.

Screen-Shot-2016-03-30-at-1-3

Se o seu cachorro anda comendo muita grama e vomitando constantemente, é um sinal de que é melhor levá-lo ao veterinário. Esse hábito pode indicar que ele está precisando de algum tratamento médico.

Teoria 3: eles apenas gostam ¯\_(ツ)_/¯

Screen-Shot-2016-03-30-at-1-2

Para alguns cães, grama não é nada mais que um delicioso petisco gratuito. Esses cães não demonstram nenhum problema digestivo, nenhum sinal de mal-estar e não apresentam consequências negativas depois de comer a plantinha. Esses cachorros podem ser vistos felizes e tranquilos se divertindo na grama. Eles também podem estar fazendo isso pra espantar o tédio e ter um passatempo.

Screen-Shot-2016-03-30-at-1-4

Por mais que a gente não saiba ao certo por que os cães comem grama, é bem possível que uma dessas três explicações se aplique ao seu cachorro. O meu, por exemplo, sempre faz isso quando rola algum problema digestivo. Assim ele consegue provocar o vômito e geralmente fica bem sem apresentar nenhuma consequência mais grave.

Não é um comportamento para ficar muito alerta, a não ser que os vômitos sejam muito constantes.

Com informações do PetMD

Imagem em destaque via Dogs Things