Amor de 4 patas

Cães ou Gatos? A Ciência Descobriu Quem Ama Mais o Ser Humano

COMPARTILHAMENTOS

A eterna disputa entre cães e gatos parece não ter fim. E agora mais um ingrediente promete deixar essa rivalidade mais apimentada. A ciência foi descobrir qual pet ama mais o ser humano. Em quem você apostaria: cães ou gatos?

pegasong-600x467

Como parte de um documentário da BBC chamado “Cats v. Dogs” (Gatos vs. Cães), um neurocientista investigou qual espécie prefere os seres humanos. Pra isso, ele foi descobrir se os gatos produziam oxitocina, o hormônio do amor. Isso porque esse teste já foi feito antes em cachorros e deu positivo: os enterradores de ossos produzem esse hormônio.

myhoondal

Descobriu-se que quando cães e seus donos interagem entre si, ambos liberam oxitocina.

Essa é a forma química de medir o amor em mamíferos. Os humanos produzem o hormônio no cérebro quando têm carinho por alguém. Por exemplo: quando vemos nossa esposa ou filho, os níveis de oxitocina na corrente sanguínea geralmente sobem de 40 a 60% – disse o Dr. Paul Zak, que conduziu o estudo.


via GIPHY

Para fazer o comparativo entre cães e gatos, foram recolhidas amostras de saliva dos bichos logo após eles brincarem com seus donos. Foram 10 cães e 10 gatos testados e os níveis do hormônio foram medidos 10 minutos antes e 10 minutos depois da brincadeira.

ScvWp7xASsXXa

Os resultados mostram que os níveis subiram 57.2% nos cachorros e apenas 12% nos gatos. Isso significa que… Sim! Os cães amam mais os seres humanos que os gatos! Pelo menos em teoria e baseado nesse estudo.

Mas há quem sempre tenha pensado que os gatos não amam seus donos. Esse estudo prova o contrário, afinal eles produzem, sim, oxitocina, mesmo que em quantidade menor comparada com os cachorros.

E para os donos e amantes de gatos, não fiquem tristes. Eles amam vocês do jeito deles. Únicos e encantadores.

via GIPHY

Mas e você? Concorda com esse estudo? Já desconfiava? Diz aí nos comentários!

Imagem em destaque via @iriehobo

Vimos no The Telegraph e no Metro