Ciência Canina

Cães Podem Ter Algo em Comum com Pássaros que Explica como Eles Encontram o Caminho de Casa

COMPARTILHAMENTOS

Você talvez já saiba que cachorros alinham seu corpo com o eixo norte-sul da Terra enquanto fazem suas necessidades. Mas sério, por que?

enrice

Já suspeita-se que cães e várias outras espécies possuem a habilidade de sentir os campos magnéticos da Terra. Nós discutimos isso quando falamos sobre como cães perdidos conseguem achar o caminho de casa. Mas novas evidências foram descobertas que dão a essa crença bastante difundida um peso ainda maior.

dingoaday-2

Em um estudo recente e espantoso, pesquisadores podem agora ter ligado essa magnetorecepção aos sistemas visuais de cachorros e outras espécies de mamíferos, o que significa que os cães podem na verdade ter a habilidade de ver esses campos, e não apenas fazer suas necessidades neles.

Pesquisadores do Max Planck Institute for Brain Research em Frankfurt, juntamente com a Ludwig-Maximilian-University Munich, a Goethe University Frankfurt e as Universidades de Duisberg-Essen e Göttingen, descobriram uma molécula sensível à luz chamada cryptochrome 1 nos olhos de cães e outros mamíferos.

adventuresofkonapuppy

Em seus exames de 90 espécies de mamíferos, a equipe encontrou que o cryptochrome estava presente nos cones sensíveis ao azul nos olhos de carnívoros semelhantes aos cães, como lobos, ursos, raposas, texugos e até alguns primatas.

feege

A equipe suspeita que a presença e a localização dessa molécula dentro da retina dos mamíferos pode permitir que eles reconheçam campos magnéticos assim como pássaros migratórios conseguem. Como a molécula possui grande semelhança à cryptochrome 1a em pássaros, é bastante possível que ambas funcionem da mesma forma.

foynchristian

Nós estamos empolgados para descobrir mais sobre a cryptochrome 1 e se os cães estão utilizando-a ativamente para orientação e navegação, ou se ela possui outra função na retina.

Fontes: Nature Publishing Group, Daily Mail, Phys.org

Imagem Destacada por @enricemdic / Instagram
Imagem do Facebook por Gizmodo