Cães Que Ajudam

O que os Tutores de Cães de Serviço Estão Cansados de Ouvir

COMPARTILHAMENTOS

Já aconteceu com todo mundo, né? Você tá no aeorporto (ou no ônibus, ou em uma padaria, etc.) e quando você tira o olho do celular, o que vem em sua direção? Um cachorrinho lindo e peludo, com uma rebolada de quem é dono do pedaço. Dependendo do seu nível de amô aos cãezinhos, sua reação vai de “Que lindooo,” à “ASDFAFLRSJHGRHA, MEU DEUS QUE COISA MAIS  LINDA, PRECISO BRINCAR COM ELE”! E aí, enquanto você anda em direção ao fofinho, você se liga que é um cão de serviço, um cachorro que trabalha para ajudar pessoas com alguma doença ou deficiência. E agora você trava, porque não sabe o que fazer com ele.

Mas para quem é dono, ou tutor, de cão de serviço, ter uma pessoa pedir pra passar a mão neles é uma das coisas mais “normais” que existe, quando o bichinho está trabalhando. Mas se você não entende ainda de etiqueta de como lidar com cães de serviço, segue uma lista de 11 coisas que não podemos falar nunca para estes donos.

1. “Ele morde”?

Você morde as pessoas no trabalho? Quer dizer… melhor vc não responder isso.

Relaxa

2. Você pode fazer o que quiser, menos gritar na fuça do meu cão.

Se você está em um acampamento, e você abre sua barraca e ver um urso comendo um sanduíche seu, um grito é apropriado. Meu cão não é um urso. Pra ficar claro, segue uma comparação:

Isto é um cão.

Cão carinhoso

Isto é um urso.

Urso

3. “Seu cão vai fazer cocô aqui na loja”?

Esses cachorros passam por um treinamento intenso, para garantir que não façam depósitos desnecessários enquanto estejam trabalhando. São treinados para ir ao “banheiro” antes até que coloquem suas coleiras e guias neles. As vezes quando estão em treinamento ainda, podem fazer um cocôzinho aqui ou ali sem querer, mas vai… estão em treinamento. Nesse caso podem ser comparados com… estagiários.

Vergonha alheia

4. “Nossa, que sorte sua! Queria poder trazer meu cachorrinho aqui pra dentro também”!

Ummm… vamos analisar esta situação. Você quer mesmo, uma deficiência, pra poder ter um cão de serviço? É isso mesmo?

Oi?

5. “O cachorro dirige por você?”

Acredite ou não, as pessoas com cães de serviço ouvem isso direto! Os cães de serviço, apesar de super talentosos, não conseguem dirigir um carro ainda (acabam atropelando muitos gatos).

Não sei o que estou fazendo“Não faço ideia o que eu estou fazendo”

6. “Para de olhar pra menina cega”.

Vamos deixar bem claro. A “menina cega”, nem sempre é surda também!

Cão cego

7. *Inserir aqui uma discussão, pedindo para o gerente da loja/restaurante tirar o cachorro de lá*.

De acordo com a Lei nº 5.904, que regulamenta a Lei 11.126/05 que autoriza às pessoas cegas ou de baixa visão, acompanhadas de cão guia a entrar e permanecer em locais públicos ou privados, de uso coletivo. Esse decreto também se estende aos treinadores do cão e às famílias hospedeiras. Ou seja, sim, aquele cão pode estar aí, POR LEI! Peçamos aos lojistas, que não compliquem mais ainda a vida destas pessoas que já passam por tantos apuros no seu dia-a-dia. 

Cão Nerd

8. “O cão é cego também?”

Essa pergunta… não… não vou nem comentar.

Justiça Cega

9. “Opá! Não vi esse rabo aí não!” 

Tudo bem que muitas raças têm rabos que podem realmente ser obstáculos. Mas tem algumas pessoas que não tem noção, né?

Rabo chato

10. “Você está treinando um cão de serviço só pra poder levar seu cachorro pra qualquer canto”?

Por mais que parece ser um incentivo legal, as pessoas que treinam cães de serviço trabalham muito! E quando é feito em público, saibam que só é feito para adaptar o cão a passear por lugares fora de sua zona de conforto. E também só é feito depois de 12 semanas de treinamento e provas. Sim, os cães fazem provas! Então por favor, tenha mais consideração à estes treinadores de cães de serviço!

Equilíbrio

11. “Eu nunca doaria meu cão”

Para quem treina um cão, nunca é fácil, mas imagina que seja bom saber que seu cão esteja fazendo o bem, e uma diferença enorme para uma pessoa que realmente precisa dele. Estes treinadores precisam estar preparados para abrir mão do bichinho quando chega a hora de passar para o dono com necessidade.

Amo Cães

Você tem um cão de serviço, ou treina cães de serviço? O que são algumas coisas ridículas que as pessoas têm falado com você? Compartilha sua experiência em nossa página do Facebook!

Imagem em destaque via Instagram – @AbesAdventures