Cheirinho de amizade

Como um Cachorro Descobre que Outro Cachorro é seu Melhor Amigo?

COMPARTILHAMENTOS

Ao escolher amigos, nós geralmente nos aproximamos daquelas pessoas com interesses e personalidades complementares às nossas, já que afinidades são um bom caminho para começar uma amizade. Mas não importa o quão sociáveis algumas pessoas são, nunca vai dar certo. É um dos fatos mais certos da vida: não seremos amigos de todo mundo!

Screen-Shot-2016-06-03-at-6-2

O mesmo acontece com os cães. Sabemos que nem todos os cachorros gostam de determinados cachorros, mas como será que eles escolhem de quais querem se aproximar e quem evitar?

Screen-Shot-2016-06-03-at-6-3

Quando se trata de comunicação canina, ela se dá sem palavras, claro. Quando um cachorro encontra outro, ele analisa a linguagem corporal e as pistas que o olfato dá.

É a partir disso que um cachorro determina se o outro peludinho é amigo ou inimigo.

Screen-Shot-2016-06-03-at-6-4

Por exemplo, se seu cãozinho encontra outro e a primeira coisa que ele nota é um corpo enrijecido, cauda levantada e dentes cerrados, há grandes chances de seu cachorro não querer ser amigo dele.

Screen-Shot-2016-06-03-at-6-5

Porém, a linguagem corporal e o cheiro não são o único modo que os cães usam para saber quem são seus amigos. Eles também fazem amizade baseados em experiências anteriores.

Screen-Shot-2016-06-03-at-6-6

Exemplo: se um cachorro foi atacado por um outro preto e grande, ele pode se tornar instantaneamente desconfiado de outros cães que tenham as mesmas características. Além disso, não só a aparência pode influenciar mas também cheiros e linguagens corporais semelhantes a experiências prévias ruins.

Screen-Shot-2016-06-03-at-6-7

Mas não é por isso que podemos dizer que a primeira impressão é a que fica e os cachorros serão traumatizados pra sempre. Se você precisar ou quiser que seu amiguinho perca o medo de interagir com outros animais, tente reforçar treinos de socialização de forma positiva, respeitando o limite do seu cachorro.

Screen-Shot-2016-06-03-at-6-8

Algumas dicas: quando estiver passeando com seu cachorro, leve sempre com você um pacote de petiscos. Quando outros cães estiverem por perto, dê ao seu alguns petiscos para que ele possa associar a presença de outros cães a algo bom. Aos poucos ele ficará animado ao ver outros cachorros e as chances de fazer novos amigos só aumentarão.

Screen-Shot-2016-06-03-at-6-9

Nós não seremos amigos de todos e nossos cachorros também não. Agora que você entende como ele escolhe seus amigos, isso vai fazer com que você consiga colocá-lo em situações mais confortáveis para criar amizades.

Com informações do Vet Street

Imagem em destaque via @divinamatilha /Instagram