Cães Velhos

5 Sinais de Demência Canina que Passam Despercebidos

COMPARTILHAMENTOS

Se você tem ou já teve um cachorro mais velho, você já deve ter percebido sinais de demência nele – ou o síndrome de disfunção cognitiva (CDS). Existem mais de 45 milhões de cachorros idosos nos EUA e Europa.* O CDS afeta 28% dos cães de 11 a 12 anos, e 68% dos cães de 15 a 16.

1-oldie

A ciência está mexendo os seus pauzinhos para melhorar os testes que os veterinários utilizam para diagnosticar o CDS, para que os cães idosos podem ter o tratamento que eles precisam. Estudos mostram que é importante identificar o quanto antes. Um estudo de 215 cães que mostraram sinais, diz que 24% dos cães progrediram de CDS inicial a moderado em seis meses – 5 vezes mais rápido que a intensificação de demência humana.

Caso o seu cão esteja ficando velhinho, existem alguns sinais que muitas vezes são despercebidos pelos tutores dos bichinhos. Seguem alguns desses sinais, para você saber quando for a hora certa de procurar ajuda para o seu cachorro idoso!

1. Caminham sem rumo (muitas vezes a noite)

Muitos cachorros com CDS perdem seus rumos. Eles podem parecer não reconhecer o que está ao seu redor, e entrarão em um quarto só pra esquecer do porquê que eles entraram lá. Ficar parado olhando para o ‘nada’ ou paredes também são sinais de CDS.

2-no-eyed_-buddy_-600x466

2. Não te reconhecem, nem pessoas e/ou cães familiares 

Eles podem parar de responder quando você os chamarem pelo nome, e isso pode ser causado por uma surdez mesmo, ou uma falta de interesse em seus arredores. Além disso, cães com CDS tendem a não cumprimentar pessoas com aquele entusiasmo que antigamente.

3-lab-tilt-600x436

3. Esquecimento Geral 

Além de esquecer ‘o que é que estava fazendo’, cachorros ocm CDS tendem a não saber mais onde ficam as saídas. Eles não lembram onde eles iam ao banheiro, então qualquer lugar acaba virando lugar. Alguns ficam parados do lado errado da porta, e outros ficam nas portas erradas completamente.

4-toilet-600x482

4. Dormem mais e fazem menos 

Ficar velho dá trabalho. Cães com CDS dormem mais durante o dia, e bem menos a noite. Eles demonstram menos atividades produtivas (deixam de explorar, brincar, e pedir atenção), e aumentam atividades sem objetivo, tipo andar sem rumo.

5-sleepy-600x437

5. Oops…

Os cachorros com demência as vezes esquecem o seu treinamento, e deixam de querer sair tanto – muitas vezes causando acidentes dentro de casa – mesmo saindo.

6-diaper-600x395

dica de Science Magazine e imagem em destaque via @larena_s/Instagram

*Agradecemos se algum leitor tiver estes dados para o Brasil!