Cão Jedi

Labrador Dedicado Salva Garoto com Diabete tipo 1 Todos os Dias

COMPARTILHAMENTOS

Luke, um garoto de 7 anos, vive com uma doença difícil de se lidar. O tipo 1 da diabete é o que requer mais cuidados e monitoramento constante. É preciso conviver com agulhas o tempo todo e um medo que é difícil para qualquer pessoa lidar.

11923222_881861621888310_5581727932543998985_n

Mas quando o Jedi, de 11 semanas entrou no jogo, as coisas começaram a mudar. Ele é um cachorro treinado para alertas sobre diabete. Ele consegue detectar quando os níveis de açúcar no sangue estão muito altos ou muito baixos. Assim, ele sempre avisa os pais do pequeno Luke quando providências precisam ser tomadas. O Labrador tem um nível de acerto de 98%!

alert-

“Os alertas do Jedi sempre estão corretos e ele sempre salva o Luke dos problemas de saúde. Mas o trabalho dele vai muito além disso, ele também salva o Luke de ficar sozinho e com medo. Ele é uma companhia constante”, diz Dorrie Nuttall, mãe do pequeno Luke.

 

Quando a glicose está alta, Jedi levanta a patinha para avisar. Quando o nível está baixo, ele se abaixa como quando quer brincar.

bringsel

Toda vez que há um alerta, Jedi carrega um bringel, um dispositivo que todo cachorro de alerta para diabete carrega para que a medição da glicose possa ser feita.

Num post, que viralizou no Facebook, a mãe de Luke contou uma história que destaca a gravidade do tipo 1 da doença. Todos estavam dormindo, inclusive o menino, quando o Labrador notou que algo estava errado, deitou-se sobre Nuttall até que ela acordasse. Jedi se abaixou bastante, sinalizando que o nível de glicose em Luke estava muito baixo.

“Não havia nenhum alarme, ninguém estava checando o sangue dele, ninguém estava pensando na diabete. Em momentos como esse, quando estamos com a guarda baixa, quando estamos vivendo, quando deixamos nossa mente longe da preocupação da diabete, tomamos um golpe duro, ficamos assustados rapidamente… Mas ainda bem que temos o Jedi”.

luke-and-jedi-

O cachorro trabalha sem folga e faz de tudo para manter Luke seguro. A ligação que esses dois compartilham é incomparável e, pra dizer a verdade, fofa demais!

luke-and-jedi

“O que você está vendo aqui não foi ensinado”, escreve a Nuttall para uma foto que mostra Luke e Jedi durante uma injeção de insulina (abaixo). “Ver esse amor me ajuda a lidar com o fato de que eu não posso fazer as agulhas desaparecerem”.

needle-inserstion

Como costuma dizer a família do Luke, mesmo que haja uma cura, eles terão um cachorro.

12219613_919276124813526_1150742560593309103_n

E se o Jedi tivesse algo para dizer nesse momento, certamente seria que nada de mal acontecerá com Luke se ele estiver por perto. Jedi, você é um herói!

Vimos na CBS News

Imagem em destaque via Saving Luke/Facebook