R-au-tina Saudável

7 Mini Mudanças na Sua Rotina que Geram Grandes Benefícios para o Seu Cachorro

COMPARTILHAMENTOS

Os especialistas sempre avisam que qualquer mudança grande em sua vida deve ser feita em pequenos passos. Se você bebe 6 latinhas de refrigerantes por dia, e quer cortar o açúcar completamente da sua dieta não é algo que se consegue fazer de um dia pro outro. Por isso os nutricionistas e especialistas de fitness recomendam a redução gradual de maus hábitos, e introduzir os saudáveis aos poucos.

1-icecream-e1460559159795

A mesma regra é válida para os nossos bichinhos. Você não deve perceber o quanto a sua saúde influencia a dele. Os nossos amiguinhos peludinhos querem fazer tudo com a gente, então ajude eles à fazerem parte das suas metas de saúde também. As 7 alterações na sua rotina, simples e sem dor, que seguem, podem ter benefícios enormes para você o seu cachorrinho.

1. Deita meia hora antes para dormir 

Adultos (humanos), precisam de 6-8 horas de sono por noite, para poder render bem no dia seguinte. Ficar sem sono pode causar doenças cardíacas, ansiedade, depressão, entre outras doenças. Se você não descansar e não tiver se sentindo animado para a vida, o seu cachorro percebe, e começa a sentir o seu estresse. Além de tudo, um humano sem sono, mau humorado é bem menos propenso a brincar com o seu cachorro!

2-bedtime-e1460558968447

2. Acorde meia hora antes

Uma meia horinha extra de manhã é o suficiente pra um passeio gostoso com seu bichinho, ao invés daquela corridinha rápida pro quintal ou área de serviço pra ele fazer xixi. O ar matinal é invigorante, e te ajuda a acordar e começar o seu dia bem! Enquanto isso, o seu cachorro faz exercício também, fora o tempo precioso que ele tem pra passar com o seu humano favorito antes de você partir para o trabalho. Um pouco de ar fresco e exercício são aliviantes de estresse para vocês dois, e pode reduzir um pouco da ansiedade de separação para o seu cachorro.

3-walk2-e1460558734752

3. Vai Brincar do Lado de Fora 

Os nosso cachorros amam quando brincamos com eles! Brincar dentro de casa é ótimo, mas se for do lado de fora – melhor ainda. Fora os benefícios do air natural e vitamina D do sol, tirar um tempo pra sair de casa pra brincar, te ajuda a focar no seu cachorro. Aqueles que brincam com os seus cachorros do lado de fora, tendem a passar mais tempo com os seus cãos. Os espaços abertos incentivam vocês dois a praticarem mais exercícios também.

4-play-e1460558326778

4. Utilize um Copo Medidor 

Na hora do papá do seu cão, é fácil jogar uma quantidade qualquer e chutar se tá bom pra ele passar o dia. Mas como nós, as necessidades nutricionais dos cachorros mudam de acordo com sua idade e nível de atividade. Tire um tempinho pra pesquisar uma dieta ideal para o estilo de vida do seu cachorro – consulte com o seu veterinário ou nutrólogo veterinário. Assim que você escolher a melhor comida pro seu cachorro, dê a quantidade certinha pra ele. Um pouquinho de ração a mais, é como se fosse um brigadeiro ou coxinha a mais pra gente (dá barriga!).

5-shibe-e1460558097773

5. Pare pra cheirar as flores 

As rosas podem não falar, mas Cartola e todos os cães do mundo sabem que elas são cheirosas! Os cachorros exploram o mundo com as suas fuças. Em seu livro Inside of a Dog (Dentro de um Cachorro), Alexandra Horowitz compara arrastar um cachorro sem deixar ele cheirar os seus arredores, como vendar uma criança na Disney! Um passeio não é tão divertido para os nossos peludinhos sem cheirar onde um outro colega fez xixi ou saber por onde aquele ratinho passou ontem a noite. Todos nós temos agendas cheias, mas é bom parar de vez em quando para deixar o seu cachorro guiar o passeio dele. Melhor ainda, encontre um parque fechado e seguro, pra soltar ele, e deixar ele cheirar tudo que o coraçãozinho dele deseja!

6-sniff-e1460557872116

6. Priorize o sorriso 

A saúde dos dentes do seu cachorro podem ser um indicador de sua saúde no geral. Muito tártaro e placa bacteriana pode gerar doença no coração, fígado e rim, sem falar de perda dentária, gengivite, e dor. Existem várias formas simples de manter a saúde bocal do seu cachorro. Pede pro seu veterinário indicar petiscos e aditivos para água ou a ração deles, se o seu cachorro não deixa você escovar os dentes dele direito (como a minha!). Se é que eles já têm algum problema nos dentes, não tente resolver em casa. Uma limpeza profissional pode ser necessário pra manter o sorriso do seu cão saudável de novo antes de você tentar escovar, ou tratar em casa.

7-smile-1-e1460557356793

7. Remedinho no Calendário  

Dra. Melissa Beall dos Laboratórios IDEXX disse que 34% de cães em abrigos, e 12% de cães de estimação têm algum tipo de parasita intestinal, e a dirofilariose afeta cães em todos os estados dos EUA. Muitos remédios ant-bichinhos mortais também ajudam a prevenir essas minhoquinhas intestinais. Algumas dessas parasitas são transferíveis para humanos, principalmente crianças pequenas. Outras podem ser mortais e os tratamentos são caríssimos. Ou seja, os poucos segundos que você gasta por mês, aplicando estes remédios, podem prevenir muito sofrimento para você (seu bolso), e seu bichinho.

8-prevent-e1460557671884

Lembre sempre que mudanças drásticas não acontecem da noite pro dia. Seu cachorro não quer nada mais que te ver feliz e saudável. Por sorte, é fácil e divertido para vocês dois, se cuidarem juntos!

Imagem em destaque via @TheodoreHung/Instagram