Silêncio, por favor!

Por que os Cães têm Tanto Medo de Fogos? (E Como Você Pode Ajudar)

COMPARTILHAMENTOS

Com mais uma festa de Réveillon se aproximando muitas famílias estão se preparando para receber o Ano Novo, inclusive com muitos fogos de artifício. Mas nem todo mundo está feliz com a chegada dessa festa: muitos cachorros sofrem de grande ansiedade causada pelo barulho dos fogos.

screen-shot-2016-06-30-at-3-1

Segundo estimativas, aproximadamente 40% dos cachorros já vivenciaram algo chamado aversão ao barulho ou medo de barulhos altos. E isso não se limita aos fogos de artifício. Trovões e ruídos de obras também podem causar isso.

screen-shot-2016-06-30-at-3

Para os cães, o medo de barulhos é uma resposta normal e adaptada a ameaças reais. Quando eles ouvem um barulho grande, o instinto comportamental e de sobrevivência dispara o alerta e diz para eles procurarem abrigo para se proteger do perigo iminente.

screen-shot-2016-06-30-at-3-2

Assim que o cachorro compreende a situação e determina que o perigo (real ou apenas percebido) se foi, eles voltam ao estado comportamental natural. Mas isso não acontece com todos os cães.

screen-shot-2016-06-30-at-3-3

Quando cães com aversão a ruídos altos reagem aos fogos de artifício, o comportamento tende a ser mais persistente e exagerado em comparação aos outros cães. É bem semelhante a um ataque de ansiedade.

screen-shot-2016-06-30-at-4-1

Com a quantidade de tempestades e comemorações com fogos de artifício que acontecem nesta época do ano, não é novidade imaginar que essa pode ser uma época do ano bem estressante para os bichinhos. Infelizmente, em muitos caos, a exposição prolongada a esses barulhos pode piorar a situação ou desencadear outros tipos de ansiedade.

screen-shot-2016-06-30-at-4-10-58-pm

Hoje não se sabe muito sobre as causas desse medo, mas há algumas teorias. O fato de alguns cães nunca terem sido expostos a sons altos, a falta de compreensão sobre o que é o tal barulho, reações induzidas por estresse ou transmissão social.

screen-shot-2016-06-30-at-3-5

Se o seu cachorro desenvolveu ansiedade como resultado de uma aversão ao barulho, existem algumas coisas que você pode fazer para deixar seu amiguinho um pouco mais confortável neste Réveillon.

screen-shot-2016-06-30-at-4-2

1. Prepare o grande dia: se o seu cachorro odeia fogos, tente expor o barulho a eles gradualmente semanas antes da temida data. Colocar vídeos e áudios com som de fogos pode fazer com que ele vá se acostumando com o barulho e não se assuste tanto quando ouvir.

screen-shot-2016-06-30-at-3-4

2. Não abrace ou pegue no colo: se o seu cachorro está estressado, pegar no colo e abraçar parece ser a melhor coisa a se fazer, mas isso só estimula o medo nele. Ao invés de fazer isso, converse com ele e tente agir naturalmente, mostrando que o barulho não oferece perigo.

screen-shot-2016-06-30-at-3-7

3. Coloque-os para dentro: se possível, traga seu cachorro para o interior de casa durante a virada. Mantenha as janelas fechadas, cortinas abaixadas e rádio ou TV ligados para minimizar o barulho e as luzes.

screen-shot-2016-06-30-at-3-6

T4. ente brincar com eles: a melhor maneira de distrair o seu cachorrinho pode ser na base da brincadeira. Quando os fogos começarem, traga os brinquedos favoritos e comece a brincar.

screen-shot-2016-06-30-at-4-3

5. Consulte o veterinário: se você tentou tudo isso acima e seu cachorro continua apresentando o mesmo comportamento amedrontado, consulte o veterinário. Ele pode receitar remédios para tentar acalmar os nervos do seu cãozinho.

Não sabemos ao certo por que alguns cachorros têm tanto medo de fogos de artifício e barulhos altos, mas é possível minimizar o estresse. Entender os gatilhos que provocam esse medo nos animais e ter algumas soluções por perto pode ajudar a conter a ansiedade. Dá sim pra ajudá-los a trabalhar com essa sensação tão incômoda.

Imagem em destaque via @bibi_the_lab /Instagram