Novos cães

150 Anos atrás a “raça” do seu cachorro ainda não existia!

COMPARTILHAMENTOS

Os cachorros são os melhores amigos do homem há milhares anos, mas essas criaturas peludas que temos hoje não se parecem em nada com os cães de antigamente. Isto porque praticamente todas as raças de cães que conhecemos e amamos não existiam até pouco tempo atrás.

Acredite ou não, mas a maioria das raças de cachorro atuais surgiram aproximadamente 150 anos atrás, durante a Era Vitoriana na Inglaterra. Este é um período de tempo muito pequeno, especialmente se você considerar o fato de que a nossa relação com os cães começou entre 30.000 e 100.000 anos atrás.

how-some-dog-breeds-have-changed-over-a-century-11-photos-10

Durante a Era Vitoriana, a ideia de “raças” de cachorros estava mais relacionada ao trabalho feito pelo cão e não pela sua aparência. Os cães eram categorizados com base em sua propensão para caçar, puxar carrinhos, fazer trabalhos agrícolas, e outras atividades parecidas. Mesmo havendo alguma similaridade na aparência dos cães em cada categoria, não existiam “raças” distintas.

screen-shot-2016-04-07-at-12

Isto começou a mudar quando a nossa relação com os caninos também começou a se transformar. Durante meados do século 19, a Inglaterra estava no auge da Revolução Industrial, expandindo seu império global. Neste período, reformas de higiene foram instaladas, exigindo que os animais da fazenda fossem transferidos da cidade. Ao escolherem quais animais iriam ser realocados, os cães foram uma das poucas espécies de sorte convidadas a ficar. Foi esta decisão que mudou nossa relação com os cachorros para sempre.

bull-terrier-1915

Depois que os animais da fazenda deixaram a cidade, o papel do cachorro na sociedade mudou. Eles deixaram de ser animais de trabalho que viviam do lado de fora junto aos outros animais e passaram a ser chamados para dentro da casa de seus donos, tornando-se animais de estimação. Os cães que ficaram para fora de casa se tornaram cães de rua que, aos olhos do público, precisavam ser salvos.

ch-florentius

Com o passar do tempo, nossa relação com os cachorros se tornou mais pessoal. Eles começaram a ser vistos como algo que poderia ser moldado por seres humanos para exibir traços específicos. Isso resultou em um novo hobby popular: “design” de cães.

screen-shot-2016-04-07-at-12-1

Quando os cães começaram a serem criados para exibir esses traços seletivos, kennel clubs começaram a ser estabelecidos para supervisionar as apresentações desses “recém-projetados” cães. Eles também foram encarregados de desenvolver um rigoroso “stud book”, ou registro de cada linhagem.

31f642f100000578-3480780-early_pugs_pictured_derived_from_chinese_happa_dogs_that_were_br-a-13_1457402059734

A organização sistemática dos cães na Era Vitoriana levou ao desenvolvimento de muitas das raças mais populares de hoje, como Golden Retriever e Setter Inglês. Hoje, além de continuarmos a adicionar novas raças a estes registros, também fazemos ajustes nas práticas e normas de reprodução, para melhorar a saúde das raças, como o Olde English Bulldogge.

Dica do Tech Insider

Imagem em destaque: SSPL via Daily Mail