Dorme Nenem

O Seu Cachorro Está Dormindo o Suficiente?

COMPARTILHAMENTOS

Já viram a história do Jasper? É um cachorrinho que quer muito ser adotado! Mas como ele não tem o mesmo ânimo dos coleguinhas, ele já foi visto por 2.000 pessoas nos últimos 6 meses, e apesar de ser um lindo – ninguém escolhe ele, porque ele tá sempre dormindo! E isso nos intrigou. Quando vemos esses cachorros que dormem muito, vale a pena contemplar – um cachorro precisar de quanto tempo de sono?

1-Jasper-sleeping2-Custom

A resposta é que: depende. De cachorro pra cachorro, igual em nós humanos. Em média, um cachorro adulto deve dormir entre 12-14 horas por dia, mas isso muda de acordo com o tamanho do cachorro. Mas a regra normalmente é que, quanto maior o cachorro, mais soninho o bichinho precisa.

2-Screen-Shot-2016-04-15-at-11-2

Raças como os Terra-Novas ou São Bernardos, precisam dormir entre 16-18 horas, até, mas os Chihuahuas ou Poodle Toy já ficam contente com 10 horinhas de sono.

Filhotes, por outro lado, precisam dormir muito mais, na fase de crescimento, e acabam passando 18 horas ou mais tirando altas sonecas.

3-Screen-Shot-2016-04-15-at-11-3

Por mais que pra gente isso pode parecer muito tempo dormindo, os cachorros não dormem igual a gente, de deitar e passar a noite inteira dormindo e depois o dia inteiro acordados. Eles tiram vários cochilos ao longo do dia, acordando com mais frequência que a gente, dependendo do nível de atividade no ambiente.

Você consegue imaginar ser acordado a cada 2 horas, ou até a cada 5 minutos, enquanto você tá tentando dormir? Pra mim, que sou uma dorminhoca por natureza, isso seria uma forma de tortura!

4-Screen-Shot-2016-04-15-at-11-4

Mas pra cachorros, funciona bem. Isso é porque eles conseguem ajustar a “agenda” do seu sono com mais facilidade que a gente [enquanto alguns agendam reuniões…]. Nossos amiguinhos peludinhos têm uma habilidade única, que é de ficar acordados e alertos quando têm algo pra fazer, e dormir quando não tem muita coisa rolando. Isso funciona bem especialmente para cachorros que trabalham, tipo cão de caça ou de salvamento, ou até cachorro de fazenda ou roça, que precisam se recarregarem nas horas entre suas tarefas.

5-Screen-Shot-2016-04-15-at-11-5

Agora me fala… Se você achava que a vida de um cão parecia tranquila antes. Imagina agora, sabendo da quantidade de SONO que o bicho precisa. Nossos peludinhos conseguem passar até 70% dos dias deles dormindo, e só precisam se preocupar em ser fofos, comer, dormir e brincar nos outros 30%. Eita vida boa!!

Fontes: Pet Place, People, Petful

Imagem em destaque via @buddha_thebear/ Instagram